top of page
Buscar
  • Foto do escritorComercial Wweb Digital

COVID 19 x AUMENTO NA CONTA DE LUZ

A pandemia do novo coronavírus provocou graves efeitos no setor elétrico, impactando diretamente a receita das distribuidoras de energia (leia-se Coelba, no caso do estado da Bahia). A queda de faturamento decorreu principalmente em razão da queda do consumo e do aumento da inadimplência (no início do mês de maio o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, informou que a inadimplência no setor saltou de 3% para 12%).


Nesse sentido, o governo federal publicou no dia 18 de maio de 2020, em edição extra do "Diário Oficial da União", um decreto para estabelecer as regras de empréstimo para distribuidoras de energia elétrica, de forma que esses recursos aliviem os problemas de caixa destas empresas e garantam a continuidade da prestação do serviço de distribuição de energia elétrica.

E quem pagará o empréstimo? A partir de 2021 os consumidores vão passar a pagar este empréstimo por meio da cobrança de uma tarifa adicional nas contas de luz (algo parecido com o que existe atualmente - através das Bandeiras Tarifárias Verde, Amarela e Vermelha).

O valor do empréstimo será parcelado em 60 meses, ou seja, a quitação deve ocorrer apenas em 2025 e, como destacado pela ABRACE (Associação Brasileira dos Grandes Consumidores de Energia), o impacto para o consumidor na Conta de Luz pode chegar até a 20% durante esse período !

Links Importantes:

34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page